15/10/2012

Desabafo.....

Isto de ser mãe depois de um longooooooooooooo dia de trabalho não é nada facil: é atividades todos os dias, piscina, catequese, basquetebol, e TPC's, e ser mulher e dona de casa depois de longooooooooooooo dia de trabalho tambémmmmmmm não é nada facil.....pensar o que preparar para o jantar é a minha maior aflição, isto porque a Carol almoça na escola (tenho a ementa semanal no friser la de casa) eu almoço na maezinha e o maridão almoça na maezinha dele: Problema que por vezes surge: repete-se refeições no mesmo dia
:(
Então, ja tentei eleborar uma ementa mas não deu certo!
E eu adoro cozinhar, desde que saiba o quê!!!!!
Eu ja fiz ementas, eu ja fiz listagens de e para isto e para aquilo...e continuo que nem uma barata tonta...
Já para não falar no orçamento para o supermercado: é para esqueçer! È sempre ultrapassado! Leio muitos blogues e não sei como conseguem fazer compras sem gastar muito, e olhem que eu sou fã de descontos e de cupões.....Preocupo-me com a relação qualidade/preço mas não quero com isto dizer que não estabeleçaa prioridades.
De facto, mensalmente as despesas sao imensas mas a maior fatia do bolo é mesmo o super. Então, para conseguir controlar um pouco mais decidi:
- PLANEAR AS REFEIÇÕES E SEGUIR Á RISCA AS EMENTAS ELABORADAS; aproveitar as promoçoes do supermercado para elaborar as ementas - saem mais baratinhas!!!!!
- Criar um dia Vegetariano;
- Intercalar refeições dispendiosas com economicas, por exemplo carne ou peixe acompanhadas de arroz, massa ou batata, e massas com fiambre e natas;
- Ao Sabado ao jantar e Domingo também ao jantar continuar com os lanches ajantarados;
- Não desperdiçar restos, fazer o aproveitamento e inventar receitas;
-As chamadas refeições de "um tacho só", são sempre mais económicas do que fazer uma carne ou peixe com acompanhamentos para todos. Se eu fizer bifes para 3, precisará no mínimo de quatro bifes, um para cada um + 1 :) , mas se fizer um arroz de carne com legumes, a quantidade de carne a utilizar é sempre menor e é complementada com o arroz e os legumes.
-Fazer sopas - esta é a parte mais dificil , convencer o maridão a comer SÓ SOPINHA!
-Compra fruta da epoca que são mais economicos,
-Continuar a usar marcas brancas dos produtos;
- Fazer em casa as bolchas e biscoitos - fica certamente mais economico e vêm ai o inverno a que convida a um serão caseiro.....

Espero realmente cumprir tudo isto....

Voltarei com a minha ementa semanal (a começar so para a semana...LOL)

Sem comentários:

Enviar um comentário